sábado, 18 de julho de 2009

Capa de trabalhinhos para colorir






















A Bíblia - O livro mais antigo da humanidade.

A Bíblia - O livro mais antigo da humanidade
Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus (Mt 4.4).
A Bíblia começa no livro de Gênesis narrando a história da humanidade: "No princípio criou Deus os céus e a terra".
Segundo a cronologia de Bill Hovey, contada em "A Bíblia Anotada", da Editora Mundo Cristão, a criação de Adão e Eva se deu por volta de 4100 a.C. O dilúvio pode ter sido em 2400 a.C. O período de 430 anos de escravidão dos judeus pelo faraó no Egito aconteceu entre 1850 e 1900 a.C. O período de reinado dos reis de Judá e Israel (Saul, Davi e Salomão) aconteceu entre 950 e 1050 a.C.
Como você constata, a Bíblia tem muita história para contar, além de orientações diretas para a sua vida agora e na eternidade, que podem ser encontradas em Provérbios e Eclesiastes ou nas cartas do Apóstolo Paulo.As Escrituras Sagradas não foram escritas de uma só vez. Levou um bom tempo: mais de mil anos. Começou em torno do ano de 1250 a.C. e terminou cerca 100 anos após o nascimento de Jesus Cristo.
A bem da verdade, é muito difícil precisar exatamente quando a Bíblia começou a ser escrita, pois antes disso era narrada e contada nas rodas de conversas e celebrações dos povos. Mas antes mesmo de ser narrada e contada, ela foi vivida por muitas gerações num esforço supremo e fiel de colocar Deus na vida das pessoas e organizar a conduta dos povos de acordo com a justiça divina.A Bíblia escrita nasceu da preocupação de não esquecer o passado.
No começo, o povo não fazia distinção entre contar e escrever. O importante era a consciência comunitária, nascida a partir do contato com Deus. Como hoje nas igrejas, nós decoramos letras de cânticos. Assim era o povo antigo que decorava e transmitia as histórias, as leis, as profecias, os salmos, os provérbios e tantas outras narrativas que depois foram escritas. A Bíblia então saiu do povo de Deus, com a preocupação de reter as informações para as gerações seguintes.
Quem escreveu Foram homens, mulheres, jovens, velhos, pais, mães de famílias, agricultores, operários de várias profissões, reis, pastores (de ovelhas), pobres, ricos, gente de todas as classes, mas todos convertidos e unidos na mesma preocupação: construir um povo irmão, em que reinassem a fé e a justiça, o amor e a fraternidade, a verdade e a fidelidade e que não houvesse nem opressor nem oprimido.Todos tiveram a sua colaboração, mas cada um do seu jeito humano.
Todos foram professores e alunos, uns dos outros. Mas, como já dissemos, foram humanos, podem ter cometido pecados graves, como foi o caso do rei Davi que seduziu e matou, mas depois foi punido e perdoado por Deus (veja em 2 Samuel 11).Onde foi escritaA Bíblia não foi escrita no mesmo lugar, mas em lugares distintos e países diferentes. A Palestina (onde hoje se dá o conflito entre árabes e israelenses) foi o palco de onde saiu a maior parte das escrituras do Antigo Testamento e do Novo Testamento. Foi também por onde Jesus Cristo caminhou e nasceu a Sua igreja. Mas algumas partes do Antigo Testamento foram escritas na Babilônia, onde o povo viveu em cativeiro no século 6 a.C.
Outras partes foram escritas no Egito, para onde muita gente emigrou depois do cativeiro. Já o Novo Testamento tem partes que foram escritas na Síria, na Ásia menor, na Grécia e na Itália, onde havia muitas comunidades fundadas ou visitadas pelo apóstolo Paulo.Língua que foi escritaOs manuscritos em papiros (erva própria das margens alagadiças do rio Nilo, na África, cujas compridas folhas forneciam hastes das quais se obtinha o papiro, material sobre o qual se escrevia) ou pergaminhos (pele de cabra, de ovelha ou de outro animal, macerada em cal, raspada e polida) que deram origem à Bíblia foram escritos, basicamente, em três idiomas.
A maior parte do Antigo Testamento foi escrito em hebraico ou grego. O hebraico era a língua falada na Palestina antes do cativeiro. Depois do cativeiro o povo começou a falar aramaico. Mas a Bíblia continuou a ser escrita em hebraico. E uma pequena parte do Antigo Testamento foi escrita também em aramaico.Nos tempos de Jesus o povo da Palestina falava aramaico em casa, usava o hebraico nas leituras bíblicas e o grego no comércio e na política. Quando os apóstolos se deslocaram da Palestina para pregar o Evangelho aos outros povos, eles adotaram uma tradução grega do Antigo Testamento, feita no Egito no século 3 a.C., pois o judeus imigrantes já não entendiam mais o hebraico nem o aramaico.
Os livros apócrifosA tradução em grego chama-se Septuaginta ou Setenta. Essa lista de livros bíblicos é mais extensa do que a traduzida do hebraico. Há uma tradução grega dos Setenta, onde existem sete livros a mais no Antigo Testamento -os chamados apócrifos - a saber: Tobias, Judite, Baruc, Eclesiástico, Sabedoria, Primeiro Livro de Macabeus, Segundo Livro de Macabeus. Há ainda acréscimos em algumas partes dos livros de Daniel e de Ester.
O que é realmente a BíbliaA Bíblia Sagrada não é um romance ou uma história que se lê e deixa-se de lado. Na verdade, parece um livro que não tem fim, pois cada vez que procedemos a uma leitura descobrimos algo diferente. Isso se dá por causa da capacidade limitada que cada um de nós tem para reter informações. Por isso é um livro de consultas: há sempre o que apreender e reaprender consultando a Bíblia.O assunto Bíblia não é só uma doutrina sobre Deus.
Através de suas páginas podemos encontrar: histórias, provérbios, profecias, cantares de Salomão ou cânticos dos cânticos, salmos, lamentações, cartas, sermões, meditações, filosofias, romances, cantos de amor, biografias, genealogias, poesias, parábolas, comparações, tratados, contratos, leis para a organização do povo, leis para o bom funcionamento da liturgia, coisas alegres e coisas tristes, fatos verdadeiros, fatos simbólicos, coisas do passado, coisas do presente, coisas do futuro, enfim uma infinidade de bons assuntos. Existem trechos na Bíblia que transmitem alegria, esperança, coragem e amor.
Outros trechos denunciam erros, pecados, opressão e injustiças. Mas também existem páginas escritas pelo gosto de contar uma bela história para descansar a mente do leitor e provocá-lo um sorriso de esperança.A Bíblia é semelhante a um álbum de fotografias da família. Quando as fotos são guardadas em uma caixa, os filhos de vez em quando despejam tudo na mesa e querem que os pais contem a história de cada foto. A Bíblia é um álbum de fotografias da família de Deus. Nas suas reuniões e celebrações o povo de Deus olhava as suas "fotografias" e contava as suas histórias.
Os 66 livros (cada assunto chama-se livro porque foi juntado à coleção) estão divididos em 39 do Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.O Antigo TestamentoOs nomes Antigo Testamento e Novo Testamento focalizam as duas grandes alianças feitas por Deus com o Seu povo: a Aliança Mosaica (Ex 24:8; Rs 23:2) e a Nova Aliança (Mt 26:28).
O Antigo Testamento registra o envolvimento de Deus com a nação de Israel, com base na aliança que fizera com os israelitas através de Moisés no monte Sinai. Em outra parte registra a criação do homem, o dilúvio, a chamada da Abraão e a formação da nação israelita através da descendência de Isaque e Jacó.Após o relato dos fundamentos da Aliança Mosaica, o Antigo Testamento registra a história do relacionamento entre Deus e Israel.
Ao longo de todo a narrativa de seus livros há uma linha de profecias com respeito a um Libertador-Salvador que haveria de vir para a instituição de uma nova aliança. O cumprimento dessas profecias é a história do Novo Testamento.No Antigo Testamento os livros não seguem a ordem cronológica em que os eventos registrados aconteceram.
Abaixo dispomos a ordem de cronologia provável:Gênesis – Êxodo – Números – Josué – Juízes - 1 Samuel - 2 Samuel - 1 Reis - 2 Reis – Daniel – Esdras – Neemias - Jó – Levítico – Deuteronômio – Rute – Salmos - 1 Crônicas – Cantares - Provérbios – Eclesiastes - 2 Crônicas – Obadias - Joel, Jonas – Amós – Oséias – Miquéias – Isaías – Naum – Sofonias – Habacuque – Jeremias – Lamentações – Ezequiel – Ester – Ageu – Zacarias - Malaquias
O Novo Testamento - Ou a Nova Aliança (veja Lucas 22.20).A palavra "aliança" significa ajuste, acordo ou pacto feito entre indivíduos ou grupo de indivíduos. Nesse caso, particularmente, a outra parte podia aceitar ou recusar a aliança, mas não modificá-la. É o caso do Antigo Testamento que registrou o trato de Deus com Israel, baseado na aliança outorgada através de Moisés no Monte Sinai.Já o Novo Testamento descreve um novo acordo entre Deus e os homens, mediado através de Jesus Cristo, estabelecendo assim a Nova Aliança (veja Ex 24:1-8; Lc 22:14-20; 2 Co 3:6-11).
A Antiga aliança revelava a santidade de Deus no justo padrão da Lei e prometia a vinda do Redentor.A Nova Aliança revela a santidade de Deus em Seu justo Filho. O Novo Testamento consiste então dos escritos que revelam o conteúdo desta Nova Aliança.
É a mudança da Lei para a Graça concedida por nosso senhor Jesus Cristo.Dos 27 livros que compõe o Novo Testamento, ou a Nova Aliança, foram escritos por nove autores diferentes.
Há controvérsias de quem teria escrito Hebreus. Se for comprovado que foi o apóstolo Paulo, então serão apenas oito. O período em que foram escritos é de aproximadamente 50 anos.Os livros obedecem a quatro divisões distintas:Os quatro Evangelhos - descrevem a vida e o ministério de Jesus Cristo.
O livro de Atos - é a história do início da igreja e da disseminação pelo mundo greco-romano.As 21 cartas (de Romanos a Judas) - O apóstolo Paulo escreveu 13 ou 14 dessas cartas. Elas foram dirigidas a igrejas e também a indivíduos. Ensinam a doutrina cristã tanto do modo formal (Romanos) quanto do modo informal (1 Coríntios e Filemon). O Apocalipse - foi escrito por João. Descreve o triunfo final de Jesus Cristo e Seu povo no futuro.
Os livros da Nova Aliança obedecem a uma cronologia mais precisa. Todos escritos depois da morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.Tiago – Gálatas - 1 e 2 Tessalonicenses – Marcos - 1 Coríntios - 2 Coríntios – Romanos – Lucas – Colossenses – Efésios – Filipenses – Filemon – Atos – Mateus - 1 Timóteo - 1 Pedro – Tito - 2 Timóteo - 2 Pedro – Hebreus – Judas – João - 1, 2, 3 João - Apocalipse

"A graça do Senhor Jesus seja com todos."

Gincana Bíblica - Parte 3

1. Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo ?
R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.
2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação ?
R: Lamentações, Jonas e Naum.
3. Qual o menor livro da Bíblia ?
R: II João (possui somente 13 versículos).
4. Qual o maior livro da Bíblia ?
R: Salmos (possui 150 capítulos).
5. Qual o menor capítulo da Bíblia ?
R: Salmo 117 (possui 2 versículos).
6. Qual o maior capítulo da Bíblia ?
R: Salmo 119 (possui 176 versículos).
7. Qual o menor versículo da Bíblia ?
R: Êxodo 20-13 (possui 10 letras).
8. Qual o maior versículo da Bíblia ?
R: Ester 8-9 (possui 415 caracteres).
9. Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente ?
R: 773.693 palavras.
10. Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente ?
R: 3.566.480 letras.
11. Quantos capítulos e quantos versículos a Bíblia possui ?
R: 1.189 capítulos e 31.102 versículos.
12. Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus ?
R: Ester e Cantares de Salomão. Gênesis
13. Quem foi o primeiro bígamo citado na Bíblia e quais eram os nomes das esposas ? R: Lameque. Ada e Zilá. Gênesis 4-19.
14. Quem foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado ?
R: Jabal. Gênesis 4-20.
15. Quem foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta ?
R: Jubal. Gênesis 4-21.
16. Quem era rei e sacerdote ao mesmo tempo ?
R: Melquisedeque. Gênesis 14-18.
17. Qual é a única mulher cuja idade é mencionada na Bíblia ?
R: Sara. Gênesis 23-1.
18. Onde lemos na Bíblia de camelos se ajoelhando ?
R: Gênesis 24-11.
19. Quais os nomes dos filhos de Abraão
R: Zinrá, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque, Sua (filhos de Quetura), Isaque (filho de Sara) e Ismael (filho de Hagar). Gênesis 25-2,9.

Gincana Bíblica - Parte 2

1. Quem foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gados?
R: Gn 4:20 E Ada deu à luz a Jabal; este foi o [pai] dos que habitam em tendas e possuem gado.
2. Quem foi o pai de todos os músicos?
R: Gn 4:21 O nome do seu irmão era Jubal; este foi o [pai] de todos os que tocam harpa e flauta. 3. Quem foi chamado pai de muitas nações?
R: Gn 17:5 não mais serás chamado Abrão, mas Abraão será o teu nome; pois por [pai] de muitas nações te hei posto;
4. Quem foi o pai que se deitou com suas próprias filhas?
Gn 19:36 Assim as duas filhas de Ló conceberam de seu [pai].
5. Quem foi o pai de Manasses?
Gn 41:51 E chamou José ao primogênito Manassés; porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu [pai].
6. Zebedeu era o pai de que discípulos de Jesus?
Mt 4:21 E, passando mais adiante, viu outros dois irmãos-Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barco com seu [pai] Zebedeu, consertando as redes; e os chamou.
7. Quem foi o pai de Davi?
Rt 4:17 E as vizinhas deram-lhe nome, dizendo: A Noêmi nasceu um filho, E chamaram ao menino Obede. Este é o pai de [Jessé], pai de Davi.
8. O que acontece com aquele que aflige a seu pai?
Pv 19:26 O que aflige a seu [pai], e faz fugir a sua mãe, é filho que envergonha e desonra.
9. Quem foi aconselhado por Deus a voltar para a terra de seus pais?
Gn 31:3 Disse o Senhor, então, a Jacó: Volta para a terra de teus [pais] e para a tua parentela; e eu serei contigo.
10. Segundo o salmista o que os pais são para os filhos?
Pv.17:6 Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus [pais].

Gincana Bíblica - Parte 1

1.Qual era o nome do Pai de Abraão ?
R: Terá ( Gen. 11:26 )
2. Quem era filho de Harã, irmão de Abraão ?
R: Ló ( Gen. 11:27 )
3. Qual era o nome do pai de Lia e Raquel ?
R: Labão ( Gen. 29:16 )
4. Qual era o nome do pai de Moisés e Arão ?
R: Anrão ( Ex. 6:20 )
5. Qual era o nome do pai de Anrão ?
R: Coate ( Ex. 6:18 )
6. Qual era o nome do pia de Zípora ?
R: Jetro ( Ex. 18:6 )
7. De quem eram filhos Gérson e Eliezér ?
R: Moisés ( Ex. 18:3 e 4 )
8. Qual era o nome do pai de Josué ?
R: Num ( Josué 1:1 )
9. - Qual era o nome do pai de Gideão ?
R: Joás ( Juízes 8:32 )
10. Quem era o pai de Malom e Quiliom ?
R: Elimeleque ( Rute 1:2 )
11. Qual era o nome do pai de Boaz ?
R: Salmom ( Rute 4:21 )
12. Qual era o nome do filho e do neto de Obede ?
R: Jessé e Davi ( Rute 4:22 )
13. Qual era o nome do pai de Elcana ?
R: Jeroão ( I Sam. 1:1 )
14. Qual era o nome do pai de Saul ?
R: Quis ( I Sam. 9:1 e 2 )
15. Qual era o nome do pai de Mical ?
R: Saul ( II Sam. 6:20 )
16. Qual era o nome do filho de Jonatas que era aleijado ?
R: Mefibosete ( II Sam.9:6 )
17. Qual era o nome do filho de Nebate ?
R: Jeroboão ( I Reis 11:26 )
18. Qual era o nome do pai de Eliseu ?
R: Safate ( I Reis 19:19 )
19. Qual era o nome do pai de Jeú ?
R: Josafá ( II Reis 9:2 )
20. Quem era o filho de Hilquias ?
R: Profeta Jeremias ( Jer. 1:1 )
21. Quem era o filho de Buzi ?
R: Ezequiel ( Ezeq. 1:3 )
22. Qual era o nome do pai de Oséias ?
R: Beeri ( Oséias 1:1 )
23. Qual era o nome do pai de Joel ?
R: Petuel ( Joel 1:1 )
24. Qual era o nome do pai de Jonas ?
R: Amitai ( Jonas 1:1 )
25. Qual era o nome do pai de Sofonias ?
R: Cusi ( Sofonias 1:1 )
26. Qual era o nome do filho de Berequias ?
R: Zacarias ( Zacarias 1:1 )
27. Qual era o nome do pai de Berequias ?
R: Ido ( Zacarias 1:1 )
28. Qual era o nome do pai de José, marido de Maria ?
R: Jacó ( Mateus 1:16 )
29. Qual era o nome do pai de João Batista ?
R: Zacarias ( Lucas 1:13 )
30. Qual era o nome do pai de Quileabe ?
R: Davi ( II Sam. 3: 2 e 3 )
31. Qual era o nome do filho primogênito de Davi ?
R: Amnom ( II Sam. 3:2 )
32. Qual era o nome do filho de Abias ?
R: Asa ( II Cron. 14:1 )
33. Qual era o nome do filho de Roboão ?
R: Abias ( II Cron 12:16 )
34. Qual era o nome do pai de Acabe ?
R: Onri ( I Reis 16: 29 )
35. Qual era o nome do filho de Jeroboão, que reinou em Israel ?
R: Nadabe (I Re.15: 25).
36. Qual era o nome do pai de Neemias ?
R: Hacalias ( Neemias 1:1 )
37. Qual era o nome do pai de Esdras ?
R: Seraías ( Esdras 7:1 )
38. Qual era o nome do tio que criou Ester como filha ?
R: Mordecai ( Ester 2:5 e 6)
39. Quem era pai de Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Dã, José, Benjamim, aftali, Gade e Asser ?
R: Israel ( I Cron. 2:1 )
40. Quem era pai de Nebaiote, Quedar, Adbeel, Mibsão, Misma, Duma, Massa, Hadade, Temá, Jetur, Nafis e Quedemá ?
R: Ismael ( I Cron. 1: 28-31 )

História do Sorvete Missionário

Tudo aconteceu de um momento para outro.
Áurea, uma menina de cabelos ruivos e nariz cheio de sardas, assistia em companhia de seus coleguinhas, a projeção de slides coloridas na casa de Dona Helena.A Sala estava meio escura, e os slides eram projetados numa tela grande, enquanto a missionária ia explicando o que significa de cada um deles.As crianças viram os africanos, bem como, os macacos, elefantes, uma aldeia de casas feitas de palha.
Um dos slides mostrava cena onde se podiam ver os africanos adorando demônios. Viram também crianças correndo com medo dos estrangeiros, escondendo-se dos missionários que queriam falar-lhes do Senhor Jesus.Á medida que os slides iam passando, Aurinha ia se sentindo que algo nela também ia se transformando. Não era a sua aparência, disso ela tinha certeza, a transformação era bem dentro, no seu coração.Áurea inquietou-se. Alguém teria chamado o seu nome? Olhou em volta, mas todos continuavam com os rostos voltados para a tela. A voz vinha de dentro do seu coração! Mas mesmo assim, era real.- Áurea, você me pertence! Eu te escolhi para ser minha mensageira, para contar aos outros como poderão ir para o Céu.Áurea sentiu seu coração batendo apressado. Daí em diante, ela quase não ouviu mais a mensagem missionária.Após ter cantado o corinho de despedida, saiu correndo em companhia das outras crianças.
De volta para a casa, Áurea percebeu que alguém caminhava a sua frente. Podia notar muito bem as sandálias arrebentadas que faziam "pift, poft, pift, poft" na calçada.Via também grandes buracos nas meias. A saia era roxa e estava suja a blusa vermelha desbotada.Áurea sabia que a menina que seguia á sua frente era Lídia; mas nem ligou para o fato. Ela se sentia emocionada, feliz demais.
- Alô Aurinha!
O coração de Áurea pulou de alegria. Ela conheceu a voz de Jaime.
- Sabe, Jaime! - Exclamou Áurea - Vou ser missionária.
- É? - Jaime continuou andando, com as mãos no bolso.
- Você não acha isso uma coisa maravilhosa? - Perguntou Áurea, desapontada.
- É... Está bom!
Áurea parou, olhando o amiguinho.
- Você não parece muito entusiasmado.
- Bem - Ele resmungou.
- Quando você vai começar?
Por acaso, ou não, Jaime virou na direção à Avenida Boa Vista, onde Lídia caminhava agora, sozinha, como sempre. Áurea ergueu a cabeça de maneira altiva. Ela não gostava de Lídia, que geralmente trajava-se de roupas velhas e quase sempre estava com o pescoço sujo. Seu cabelo era mal cortado e parecia pegajoso, melado. Ninguém em toda a escola queria fazer amizade com ela.
- Jesus deve amar Lídia também, você não acha? - Observou Jaime.
Depois do jantar, naquela mesma noite, Aurinha não conseguia fazer seus deveres escolares. Ficou pensando nos últimos acontecimentos. Era verdade que Deus a havia chamado para ser sua mensageira, e esta lhe fora bem clara.
- SERÁ QUE DEUS ESTA QUERENDO QUE EU COMECE COM LÍDIA?
Áurea jogou seus livros para o lado.
Puxou da gaveta um cofre onde guardava o seu dinheirinho e começou a tirar algumas moedas.
- Para doces? - Mamãe perguntou.
- Sorvete Missionário!
Levando o dinheirinho, Áurea se dirigiu à casa de lídia, que ficava, em uma rua pobre, a casa estava quase desmontando.
Lídia mesma quem atendeu a porta.
- O que você quer? - Áurea ficou meio sem jeito.
- Vim... Isto é... Você quer passear comigo? - Gaguejou ela, querendo ser sua amiga.- Tenho dinheiro para comprar sorvetes.
As palavras saiam com dificuldades. Estendeu a mão, úmida pelo nervosismo, mostrando o dinheiro.
Lídia fez um ar de indiferença, mas acompanhou Áurea até a sorveteria.
O vendedor era um Italiano sorridente que, ao servi-las, enfiou a concha no fundo da lata de sorvete de morango.
Lídia, ao receber seu sorvete agarrou com força.
- Vamos sentar Lídia! - Sugeriu Áurea, e ambas sentaram á beira da calçada em frente a casa de Lídia.
Havia crianças brincando e gritando no meio da rua, Lídia não lhes prestava a mínima atenção.
Chupou o sorvete, mastigou toda a casquinha, lambeu os dedos e olhando para o sorvete de Áurea.
Áurea logo percebeu que Lídia desejava seu sorvete, então ela estendeu a mão oferecendo-o a Lídia. - Aceita Lídia? Eu estou satisfeita! Disse Áurea.Lídia aceitou de imediato o sorvete e num instante acabou com ele.
- Este deve ser o momento para eu começar a falar de Jesus. - Pensou Áurea.E foi com o coração aos pulos que ela começou a contar que Deus amava a todos.
- Mentira! - Gritou Lídia.
Áurea a olhou de boca aberta.
- Pode ser que Deus ame os outros! - Disse Lídia aborrecida.- Mas não a mim! Já sei que ninguém me ama! Disse Lídia.
- Você esta querendo me salvar, como se eu fosse uma pessoa que acredita em deuses como os africanos! Foi por isso que pagou um sorvete pra mim! Mas fique sabendo que eu não sou como os africanos!
Ainda mais furiosa, acrescentou:- E você não precisa mais enfiar a sua cara sardenta nesta vizinhança, viu?!
- Sua cara Sardenta! Disse Lídia toda nervosa.
Áurea ficou brava ao ouvir as palavras de Lídia! Olhou bem para o rosto sujo de Lídia, sacudiu as tranças para trás, levantou e foi-se embora.
Talvez houvesse lágrimas em seus olhos, pois não podia enxergar bem o caminho e, por isso mesmo, acabou chocando-se com alguém na esquina.
Era dona Helena, a missionária.
Áurea precisava contar a alguém o que aconteceu. Seus lábios tremiam, sua voz estava meio roca. Mesmo assim, contou a Dª Helena como Deus falara ao seu coração.
Disse-lhe ainda sobre o sorvete missionário e sobre Lídia.Dª Helena apertou a mão de Áurea enquanto caminhavam juntas pela rua.
- Certa vez, na África, disse Dª Helena, alguém pôs uma pedra suja em minha mão. Eu nunca poderia imaginar que aquilo fosse um diamante, que valia muito dinheiro. Só precisava ser limpo e polido.
- Você já imaginou que a Lídia poderia ser um diamante de Deus?
- Lídia um diamante? Áurea riu um pouco, sentiu um pouco mais consolada.
Áurea amava realmente a Jesus e ficou imaginando como seria se pudesse ganhar um "diamante" para Ele!
No dia seguinte, Áurea encontrou Lídia na escola, tão mal vestida e como sempre sozinha. Áurea sorriu ao cumprimentá-la, mas Lídia nem sequer olhou para ela. Foi nesse dia que as crianças da escola começaram a ensaiar o desfile.Quando o sino tocou, todos saíram das suas salas de aula.Enquanto a banda se preparava, as crianças começaram a formar fila para marchar, de duas em duas.
- O dia está ótimo para marchar! Cochichou Sarinha, que fazia par com Áurea. Inspecionando a fila, o diretor parou de repente, em frente de Lídia perguntando:
- Quem vai marchar com você Lídia?
Lídia, que estava sozinha, olhando para o chão. Suas mãos estavam tremulas e em uma rápida olhada, Áurea notou que Aninha ainda estava sem par. Era a única, além de Lídia, que ainda estava sem companhia, mas estava ali de cabeça erguida e dirigiu a Lídia, olhares de pouco caso.
- Aninha - Áurea sussurrou, fazendo também um sinal para que ela tomasse seu lugar.
Então Áurea passou adiante e pôs ao lado de Lídia. O sangue subiu ao rosto sujo de Lídia.Áurea sorriu para ela, pegando-lhe a mão e apertando-a bem.
Já estando em casa, Áurea estava em seu quarto preparando-se para dormir. Então seu tio Eduardo a chamou e disse:- Alguém está aí fora querendo falar com você!
Áurea desceu correndo a escada aos pulos, correu pela sala e olhou pelo vidro da janela. Não conseguia ver ninguém. Então, uma cabecinha apontou por cima do outro portão, mas logo sumiu.Áurea saiu correndo, mas quando chegou ao portão, Lídia também já ia correndo rua acima.
- Lídia espere! - Gritou Aurinha.
Lídia parou.
Voltou devagarzinho.
Grossas lágrimas caiam pela face de Lídia.
- O que há? - Perguntou Áurea.
- Não vá embora! Disse Áurea.
Lídia agitava seus pés toda indecisa. Seus dedos retorciam-se na sua saia roxa.
- Por quê você fez aquilo? - Gaguejou Lídia.Áurea não perguntou o que a menina queria dizer; tinha entendido muito bem e disse:
- Porque gosto de você Lídia! Lídia chutou uma pedrinha e disse:
- Você acha... Acha... Acha... Que Deus me ama de verdade?
Ali mesmo, Áurea contou o quanto DEUS a amava, como Ele deu seu Filho Jesus, para salvá-la.
Explicou como Jesus morreu na cruz do calvário em seu lugar, para tomar castigo que ela merecia, como pecadora.
Depois de explicar tudo isso, Áurea perguntou:
- Você quer abrir seu coração e convidar Jesus para entrar e ser seu Salvador?
- Sim... Foi a resposta de Lídia.
E, foi desta maneira que Áurea, com um sorvete missionário, ganhou um "diamante" para Jesus e tornou-se uma verdadeira missionária.
O que é que Deus esta desejando de você hoje?
Deus quer que você ame aos outras crianças, ricas e pobres, limpas e sujinhas. Talvez você possa oferecer um doce, um sorvete, ou mesmo aqueles sapatinhos que não lhe servem mais em seus pés. Porém, se não puder dar alguma coisa que custe dinheiro, mesmo bem pouquinho, ofereça um sorriso, dê a sua amizade.
Há muitas crianças tristes, sozinhas e necessitadas.Tente ainda falar de Cristo para elas, pois elas também são "diamantes", jóias preciosas, por quem o Senhor Jesus morreu.
E você será, como Aurinha, um missionário (a) de verdade!Direitos Autorais, ilustração e texto, uma publicação APEC. Edição